Uma dança ou uma escrita? Para mim aqui no brasil é uma dança, porque graças a Deus nós ainda não copiamos o modelo de gangues americanas, e continuo a esperar que isso não venha a acontecer,mas la fora e história e bem diferente, nos E.U.A dançar C-Walk pode ser a tua morte, sim porque la o c-walk e uma escrita assim como b-walk (crip walk, blood walk), Cripz e blood são duas das maiores gangues dos E.U.A, antes de da dança vamos para um pouco de historia.
Em 1969, um jovem de Los Angeles chamado Raymond Washington de 15 anos, organizou um grupo de jovens da vizinhança e começou uma gangue chamada Baby Avenues. Os Baby Avenues queriam criar uma gangue de jovens que já tinham envolvimentos em gangues desde 1964 e tinham feito alguns trabalhos para os Panteras Negras.
A gangue começou a se chamar Avenue Boys já que a sua area era na Central Avenue em East LosAngeles. Raymond Washington, junto com Stanley Williams (Tookie), Anglo “Barefoot Pookie” White, Michael “Shaft” Concepcion, Melvin Hardy, Jimel “Godfather” Barnes, Bennie Simpson, Greg “Batman” Davis, Mack Thomas, Raymond “Danifu” Cook, Ecky, No 1 e Michael Christianson ficaram fascinados com a grande exposição dos Black Panthers e queriam transformar os Baby Avenues em uma força maior. Os Baby Avenues começaram a usar o nome Avenues Cribs já que alguns membros viviam na avenida (Central Avenue). Os membros dos Baby Cribs tinham que usar lenços azuis (bandanas) em volta do pescoço ou na cabeça. O azul se tornou a cor de sua bandeira. Stanley "Tookie" Williams fundou sua própria gangue depois e os chamou de Westside Crips. Os Crips se tornaram conhecidos por Los Angeles, e mais jovens entravam para a gangue. Chegou um momento que os Crips superavam as outras gangues em 3 por 1. Em função de discussões internas da própria gangues, estes, insatisfeitos uniram se a outras gangues menores formando (Piru Street Boys, entre outras) o que mais tarde seriam os Bloods.
Em 1971, o uso da palavra "Crip" se tornou comum entre os membros da Avenues Cribs que se tornou um nome para a gangue. Nesse tempo,Raymond Washington e sua gangue influenciaram jovens de outras áreas resultando na formação de várias outras gangues de Crips, ultrapassando a divisa entre cidades. O que teria sido formado em East Los Angeles (Baby Avenues), cruzou o condado de Los Angeles, chegando em Compton, Long Beach, Inglewood, Watts, Crenshaw, Willowbrook e outras concentradas principalmente no subúrbio de Los Angeles. Algumas dessas outras gangues são Avalon Garden Crips, Eastside Crips,Inglewood Crips e Westside Crips.
As gangues Crips eram expancionistas e, por causa de sua fome territorial, outras gangues se juntaram para se proteger e formaram o que hoje é a gangue dos Bloods. Eles adotaram a cor vermelha como sua bandeira, por ser reconhecida facilmente como "oposta" à bandeira azul dos Crips. Uma grande rivalidade surgiu entre essas duas gangues através dos anos 70 e 80. Meados dos anos 80,os Crips estavam envolvidos em tráfico de drogas que eles iniciaram e expandiram através dos EUA uma nova droga para meados dos anos 80, chamada "Crack". Durante meados de 1980 os Crips criaram várias conexões com outras gangues ao redor da América e países vizinhos. Em meados de 1990, o tráfico de drogas com a Colômbia estava a todo vapor. As gangues de ruas começaram a usar o tráfico como uma operação de negócios. A violência era o procedimento padrão para essas gangues. Nessa época as gangues cresciam de maneira assustadora. Super gangues, como os Latin Kings, Crips, Bloods e Gangster Disciples espalharam suas influências por toda a America. As cidades grandes começaram a sofrer com a violência das gangues. A criminalidade cresceu para todo lado. Mas apesar do aumento na criminalidade, as gangues cresciam mais. Todos os anos o número de membros de gangues crescia nas pesquisas. Para diminuir a violência entre Crips e Bloods, uma trégua foi assinada em Watts. A trégua foi baseada nos ideais criados pelo fundador dos Crips, Stanley "Tookie" Williams no seu "Tookie Protocol For Peace". Embora tenham diminuido, os crimes continuam acontecendo.
Identificação da Gangue
Por muitos anos, os Crips eram caracterizados por sua tendência em vestir azul para identificar facilmente uns aos outros. Uma das teorias da origem da seleção dessa cor é que era a cor da Washington High School em South L.A.. A outra teoria é de que o co-fundador, Stanley Willians, teve um amigo bem próximo conhecido como "Buddha", que costumava vestir camisas, calças, sapatos, e um lenço que ficava em seu bolso de trás esquerdo, todos da cor azul. Quando Buddha morreu, Willians adotou a cor azul para os Crips em homenagem a Buddha. Um set em particular dos Crips, os Grape Street Crips, são conhecidos por usar roxo combinando com azul. Os Shotgun Crips (SGCs) são separados em três sub-sets: a Nine, em 39th Street; os Foe, em 134th Street; e os Deuce em 132nd street na cidade de Gardena (Califórnia) e eles são conhecidos por vestirem verde-escuro, a cor da cidade de Gardena, combinando com o tradicional azul, para mostrarem que esses são os Shotgun Crips, da cidade de Gardena. Crips também usam lenços azuis e tênis esportivos da marca British Knights, usando a sigla da companhia BK (que eles usam como um acrônimo inverso em referência a "Blood Killas", "matadores de Bloods").
Mais recentemente, no entanto, os Crips começaram a parar de usar as cores como meio de identificação, por que assim eles atraíam facilmente a atenção da polícia. Métodos com o uso de jaquetas de determinado times colegiais ou o uso de bonés, são usados de vez em quando, mas geralmente os membros de uma sede querem saber qual sede um membro representa eles verificam as tatuagens. Eles também costumam usar o C-Walk para se identificar. Muitos Crips também modificam palavras que contém a letra B ou escolhem outra palavra para substituí-la, preferencialmente uma palavra iniciada por C. Eles também repetem a letra C em palavras que contém Ck (por causa dos Bloods usarem a sigla ck: Crip Killa - Matador de Crip).
OS BLOODS
Os Bloods nasceram de uma reunião de vários membros dos Pirus com outras gangues
em Los Angeles, e formaram uma aliança chamada Bloods.
Já que os Crips usavam a cor azul os Bloods adotaram a cor vermelha como sua bandeira
Os Bloods são uma das maiores e mais violentas gangues de California.
Eles tem uma intensa rivalidade com os Crips.
Os membros são conhecidos pela cor vermelha. Vários grupos conhecidos como "sets" formam a organização, que é as vezes divido por inimizade ou pelo bairro.
Após vários meses de violência entre as gangues que resultou na morte de 40 pessoas, os Bloods assinaram uma trégua feita pelo fundador dos Crips, Stanley "Tookie" Williams.
cade o c-walk eo hip hop???
As maiores referencias de musica para essas gangues são os Gangsta rap,Esse estilo se caracterizava por letras pesadas, falando a realidade nua e crua da periferia, sobre mortes, assassinatos, e tudo isso com o intuito de chamar a atenção da sociedade para esses problemas, alguns achavam as letras violentas, mas como ouvi dizer uma vez, "se você quer a atenção das pessoas não adianta lhes dar tapinhas nas costas, acerte-as com um machado na cabeça e você terá sua total atenção"(eu não concordo com isso), ou seja, se você quer que alguém te ouça você tem jogar a verdade na cara delas, se para alguns isso a
mensagem é violenta, para outros é coisa normal, que se vê normalmente
nas esquinas de qualquer periferia.
E não se pode falar de Gangsta Rap, sem falar dos verdadeiros Gangstas, Bloods & Crips,
o gangsta rap na sua ess6encia, porque se hoje todos querem ser gangstas,
eles já eram quando a TV era preta e branca...
Dizem que o C-Walk serve para insultar a área de outras gangues rivais. Na música de WC "The Streets" do album Ghetto Heisman, ele e Snoop falam que o C-Walk é somente para os Crips, pois chegou uma época que o C-Walk era feito por alunos de escola, moleques que não eram membros de gangues, inclusive alguns cantores de R&B como B2K.
Os Crips não usam muito a letra B, trocando ela pela letra C quando começa a palavras, por exemplo, Believe = Celieve, e costuman colocar um K na frente do B para soar como Blook Killer (assassino de Blood), eles se referem aos Bloods em desrespeito como "Slobs".
TUDO PASSA PRIMEIRO PELA BOA INTENÇÃO!
início da criação das gangues a intenção era "proteger a comunidade" da brutalidade da policia, de racistas que viviam matando negros,
de toda essa sociedade hipócrita, os ideais deles no começo eram os mesmos dos Black Panthers, mas com o tempo e com o crescimento das gangues esses ideais foram perdendo força... Então é mais ou menos isso, puxa uma cadeira e passa um pano.
Exemplos errados
eu prefiro a arte:
Galera espero que tenha gostado esse e só um pouco de historia para poder compreender melhor esse """"estilo de dança"""""
gostou da matéria? Não gostou? Comentem e sigam o blog, pode criticar e corrigir, mas so lembrando quando se trata de historia do hip hop nunca vi só uma versão sempre tem mais, qual esta errada? Não tenho a mínima.
fonte; wikipedia, baladagospel, conversas e livros
W
ResponderExcluirT
F
!
??? nao entendi, nao gostou, eum direito seu mas explica pq. valeu e fica na paz, podem indicar os erros iremos corrigir.
ResponderExcluirParabéns pela sua iniciativa de expor o que você sabe sobre esse assunto...
ResponderExcluirobs: o vasco manda muitooo beem
valeu amigo, e já conheço o trabalho do Vasco, muito obrigado
ResponderExcluirpq vc dá como exemplo errados aqueles dali?
ResponderExcluirmto legal essa historia, acho que vlw a pena ter ficado um tempo na frente do pc para ler um pouco sobre a historia do C-walk..
ResponderExcluirtipow danço break dance..
aii um amigo me apresento o c-walk e começeii a treina dança e tals.
nas festinhas e tals .. aii hj procureii a sabe um pouco mais do c-walk e aprendii um pouco xD
flw demais seu blog vo mostra a alguns amigos meus que começaram a dançar cmg ..
ae cara mandou bem pela história
ResponderExcluiro C Walk é uma modalidade bem legal e
espero que isso pegue no mundo todo
vlww galera
Gangsta Rap é Nóis